19 de junho de 2008

Dois em Um no Jornal O Globo 15/06/08


Dois em Um sempre, na Bahia ou na internet

Casal de músicos faz sucesso na rede e se afirma como uma das melhores novidades da música pop brasileira.

Por Leonardo Lichote

Historinha de amor: Luisão Pereira e Fernanda Monteiro se conheceram num chat sobre filosofia, em 2000. Descobriram que eram músicos, moravam no Rio, outras afinidades. Casarem-se, foram pra Salvador e... "Fim" não cabe aqui. Este foi, na verdade, o ponto de partida pra outra história da dupla, que como a anterior tem a internet como cenário. Luisão (ex-Penélope) e Fernanda (violoncelista da Orquestra Sinfônica da Bahia) atendem pelo nome de Dois em Um, uma das melhores novidades na música pop brasileira nos últimos meses.

Sem investimento em divulgação, o projeto tem cerca de 15 mil audições de suas canções no MySpace (www.myspace.com/doisemum). Entre os visitantes, estão os donos do selo americano Souvenir Records, que lança, apenas nos Estados Unidos, o primeiro CD deles.

Tudo pela internet, como tem sido o Dois em Um, foi lá que o projeto nasceu, sem planejamento, no dia em que Luisão tocava uma de suas músicas e Fernanda passou cantarolando a letra. Ele descobriu ali que ela cantava ("um segredo do nosso casamento", brinca o compositor). Como existia no MySpace um limite de canções, ele não poderia incluir a parceria em sua pagina, já com a cota fechada. Resolveram criar outra. Sem pensar muito, inspirados nos antigos sistemas de som dois-em-um, batizaram a dupla. Aos poucos, foram entrando outras músicas.

- Foi o retorno das pessoas, principalmente desconhecidas, que fizeram a gente acreditar que a banda existia – lembra Luisão. – Fernanda instalou um mapinha la na página (do site Clustrmaps, que marca os locais de onde vêm os acessos) e começaram a surgir pontinhos nos Estados Unidos, Europa, América do Sul. Eu desconfiava muito daquilo. Mas quando um amigo meu foi pra África, onde não havia marcar, pedi a ele pra acessar o site lá. E não é que apareceu um ponto em Angola? Ao lado da página do MySpace, há outro endereço fundamental para o Dois em Um. Afinal, foi na sala da casa onde moram em Salvador que o disco foi gravado. E é lá que eles vivem o cotidiano de casal/parceiros.

- Sou noturno, ela é diurna. Gravo de noite, ela ouve depois, diz o que está legal, o que não está. É muito exigente – diz Luisão. – No Dois em Um, não sei quando somos marido e mulher, mas também não sei quando não somos. Claro, há dias em que se está meio brigado, talvez não seja um bom dia para gravar.

Nas letras, há pouco de autobiográfico. Mas nossa música tem uma doçura, uma sensibilidade, que reflete a nossa relação. Dois em Um é muito amor. A frase de Luisão pode soar piegas para ouvidos mais cínicos. Mesmo esses, porém, terão dificuldade em acusar qualquer resquício meloso de romantismo no Dois em Um – das 11 faixas do disco, cinco podem ser ouvidas na pagina da banda, Melodias bonitas, andamentos lentos e harmonias por vezes estranhas. Emoldurando, texturas etéreas, que remetem de Radiohead a Burt Bacharach, entre outras referências.

As letras para as músicas de Luisão (dele mesmo ou dos parceiros Mateus Borba e Peu) se equilibram entre o ingênuo e o essencial, em versos como "Qual é o vestido de dançar? /E se chover?" ou "É, eu sempre avisei/Que podia acontecer/ De um dia você olhar pra nós/ E não mais me ver" Os timbres rascantes da guitarra dele dialogam com a ternura do violoncelo e da voz dela. A instrumentista de formação erudita, que circula pelo popular (gravou com o Kid Abelha, Arnaldo Antunes e, coincidentemente, Penélope, antes de conhecer Luisão), surpreende na estréia como cantora. – Não tenho técnica nem prática de canto, não cantava nem no chuveiro – brinca Fernanda – Minha preocupação é com a melodia, sem inventar firulas. Admiro cantores econômicos: Chet Baker, Nara...

"Quem garante que o Myspace não vai sair do ar?"

O disco – a banda conversa com gravadoras sobre o lançamento no Brasil – inclui um samba no qual a percussão é toda feira na guitarra, com o plugue atuando como surdo. Há também um "encontro de trip hop com uma fanfarra do interior da Bahia". Na descrição de Luisão. E ainda uma bossa nova com sem de gramofone, chamada "Juazeiro, 1954" – referencia a cidade que serviu de lar aos pais de Luisão e também que deu ao mundo João Gilberto ("influência fortíssima", diz o guitarrista). Adepto ao MySpace, que chama de "a maior gravadora do mundo", Luisão porém vê o disco físico com romantismo e desconfia do futuro sem CDs: - Gosto muito de ter a ficha técnica, as letras, tanto que temos essas informações na nossa pagina. E o MP3 tem uma compressão estranha, anasalada. E quem garante que o MySpace não vai sair do ar amanhã? Há outra questão: por enquanto, só o MySpace fatura, o artista não ganha diretamente com o site. Isto tem que ser resolvido.


www.oglobo.com.br
www.myspace.com/doisemum

Nenhum comentário: